segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto: Vale a Pena Viver

Projeto: Ações preventivas as Drogas
Tema: Vale a Pena Viver


Coordenação e organização:
Profªs: Valéria, Alice, Evelyn e Sueli

Guarulhos/2011

Justificativa: 
O uso irregular de drogas, com certeza, tem sido um dos maiores causadores de desestruturação da pessoa e de suas relações, provocando prejuízos de natureza Bio-psico social, em larga escala.
              O prejuízo causado pelo uso de drogas é alarmante e seus reflexos indiretos são impossíveis de serem mensurados. Diante dessa realidade, inserimos em nossa Unidade Escolar o projeto Vale a Pena Viver, na intenção de conscientizar, através de ações preventivas, buscando assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida da família, bem como de toda a comunidade local.

Objetivo:   
ü  Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
ü  Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
ü  Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
ü  Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
ü  Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

Grupo de trabalho:
 Professores e alunos.

Público alvo:
Pais e alunos do ensino médio.

Plano de ação:
Desenvolver atividades pedagógicas onde os educando serão os protagonistas do projeto. Visando essa perspectiva os alunos participarão da peça teatral “batalha espiritual” e do coral da escola “Vale a Pena Viver”, que serão apresentados aos pais e alunos no encerramento do projeto. O evento também será contemplado com palestras abordando o tema Drogas, depoimentos de ex- usuário e banda Gospel.

Avaliação:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores baseada em critérios pré-estabelecidos.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto.

Registros:
Portfólio com fotos e descrição das atividades realizadas.

Recursos:
Espaço físico: sala de aula, palco e pátio da unidade escolar;
Microfones e caixas de som amplificadoras;
Livros didáticos.

Cronograma do evento:
CRONOGRAMA
PROJETO VALE A PENA VIVER
Horários
Apresentações
19:00 às 19:25
Abertura – Pastor Anderson e Valéria Quirino – Min. Apostólico Semear
19:25 às 19:40
Coral Vale a Pena Viver
19:40 às 20:00
Coral - Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias
20:00 às 20:20
Teatro: Luta Espiritual
20:20 às 21:00
Palestra: Drogas, DSTs e Violência
21:00 às 21:20
Grupo Gospel HCM
21:20 às 21:35
Coral Vale a Pena Viver
21:35 às 10:00
Encerramento - Pastor Anderson e Valéria Quirino – Min. Apostólico Semear















Projeto Pfizer 2010

TITULO

DEFENDENDO A NATUREZA ATRAVÉS DO LIXO

JUSTIFICATIVA


                          
Na observação da quantidade de lixo que e gerado na sala de aula, entendemos que devemos tomar consciência que provoca gastos maiores nos recursos naturais.
Somos sabedores que cabe a escola promover praticas por meios de socializações, onde sensibilizem os educandos para uma postura sustentável.
Sendo que nossa escola esta localizada em um bairro com condições sócio - econômicas precárias, percebemos que se esse lixo for bem selecionado poderá ser destinada a coleta seletiva, com intuito de modificar esta situação.
Sendo que esta condição afeta todas as escolas o presente projeto pretende envolver toda a comunidade alem das salas especificas potencializando assim os resultados do mesmo tanto na educação ambiental como no montante do lixo que deixou de poluir o meio ambiente
Colocar a quantidade de quanto lixo e produzido por individuo, na cidade, ou ainda uma citação de um autor, dados de um jornal, pesquisas, etc

OBJETIVO GERAL

Minimizar a quantidade de lixo gerada em sala de aula.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
                      
·        Sensibilizar as crianças para a problemática do lixo
·        Tornar as crianças agentes multiplicadores
·        Estimular o trabalho em equipe


ESTRATÉGIA

Aplicar o pré-teste ( alunos) e ( responsáveis, aplicado pelos alunos )

Diagnosticar as condições da sala de aula
-         Observação da sala
-         Fotografar as condições da sala (antes e depois )
-         Roda de conversa (analise e conclusão)


Escolha de um plano de ação junto com os alunos
-         Projeção de um filme de sensibilização
-         Roda de conversa para levantamento de possíveis soluções
-         Escolher qual a melhor solução (alunos e educadores ),  coleta seletiva na sala de aula

Implantação de coleta seletiva na sala de aula e escola
-         Elaborar os coletores (caixas da merenda para o lixo seco),
Interdisciplinaridade
-         Construir com os alunos o conceito de utilização correta dos coletores de lixo seco e seu destino
-         Estabelecer parcerias com pais catadores para retirada regular do lixo
-         Estabelecer parceria com a secretaria de serviços públicos para retirada do excedente
-         Sensibilizar toda a comunidade escolar para estimular a participação

Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores

-         Elaborar material informativo para sensibilizar (cartas, folders, cartilha, cartazes)
-         Expor e divulgar os materiais produzidos
-         Pos – teste para os alunos

       Sensibilizar a comunidade de pais

-         Divulgação do projeto através do material elaborado pela criança
-         Palestra para os pais
-         Pos – teste para os pais presentes e envio via agenda para os ausentes


Realização do evento de encerramento

-         ( Cada escola definira sua forma de encerramento)

CRONOGRAMA

     Atividades
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
Apresentação de do Projeto para direção e os prof. + ajustes
























Palestra para os prof. Pelo consultor
























Definição e escolha dos materiais a serem utilizados pelos prof. Pelos
























Aplicação do pré-teste junto aos alunos
























Pré-teste junto aos pais aplicado pelos alunos
























Diagnostico das condições da sala de aula
























Escolha do plano de ação
























Construção dos coletores com a professora de artes
























Habilitar o aluno para uso correto do coletor
























Estabelecer parceria com pais catadores  e com a Séc. de Serviços urbanos
























Sensibilizar  a comunidade escolar para a participação
























Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores
























Elaborara materiais informativos
























Aplicar os testes
























Expor e divulgar os materiais produzidos
























Evento de encerramento
























Evento de encerramento de Pfizer
























Avaliação de processo
























 
     RECURSOS

                           Tanto os recursos materiais, quanto humanos são os pré-existentes nas escolas participantes do projeto. 

  AVALIACAO

Indicadores

-         Quantidade de lixo em sala de aula
-         Grau de sensibilização dos alunos com relação ao lixo
-         Numero de crianças com postura de multiplicador
-         Índice de melhoria na socialização