segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto Pfizer 2010

TITULO

DEFENDENDO A NATUREZA ATRAVÉS DO LIXO

JUSTIFICATIVA


                          
Na observação da quantidade de lixo que e gerado na sala de aula, entendemos que devemos tomar consciência que provoca gastos maiores nos recursos naturais.
Somos sabedores que cabe a escola promover praticas por meios de socializações, onde sensibilizem os educandos para uma postura sustentável.
Sendo que nossa escola esta localizada em um bairro com condições sócio - econômicas precárias, percebemos que se esse lixo for bem selecionado poderá ser destinada a coleta seletiva, com intuito de modificar esta situação.
Sendo que esta condição afeta todas as escolas o presente projeto pretende envolver toda a comunidade alem das salas especificas potencializando assim os resultados do mesmo tanto na educação ambiental como no montante do lixo que deixou de poluir o meio ambiente
Colocar a quantidade de quanto lixo e produzido por individuo, na cidade, ou ainda uma citação de um autor, dados de um jornal, pesquisas, etc

OBJETIVO GERAL

Minimizar a quantidade de lixo gerada em sala de aula.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
                      
·        Sensibilizar as crianças para a problemática do lixo
·        Tornar as crianças agentes multiplicadores
·        Estimular o trabalho em equipe


ESTRATÉGIA

Aplicar o pré-teste ( alunos) e ( responsáveis, aplicado pelos alunos )

Diagnosticar as condições da sala de aula
-         Observação da sala
-         Fotografar as condições da sala (antes e depois )
-         Roda de conversa (analise e conclusão)


Escolha de um plano de ação junto com os alunos
-         Projeção de um filme de sensibilização
-         Roda de conversa para levantamento de possíveis soluções
-         Escolher qual a melhor solução (alunos e educadores ),  coleta seletiva na sala de aula

Implantação de coleta seletiva na sala de aula e escola
-         Elaborar os coletores (caixas da merenda para o lixo seco),
Interdisciplinaridade
-         Construir com os alunos o conceito de utilização correta dos coletores de lixo seco e seu destino
-         Estabelecer parcerias com pais catadores para retirada regular do lixo
-         Estabelecer parceria com a secretaria de serviços públicos para retirada do excedente
-         Sensibilizar toda a comunidade escolar para estimular a participação

Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores

-         Elaborar material informativo para sensibilizar (cartas, folders, cartilha, cartazes)
-         Expor e divulgar os materiais produzidos
-         Pos – teste para os alunos

       Sensibilizar a comunidade de pais

-         Divulgação do projeto através do material elaborado pela criança
-         Palestra para os pais
-         Pos – teste para os pais presentes e envio via agenda para os ausentes


Realização do evento de encerramento

-         ( Cada escola definira sua forma de encerramento)

CRONOGRAMA

     Atividades
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
1
2
3
4
Apresentação de do Projeto para direção e os prof. + ajustes
























Palestra para os prof. Pelo consultor
























Definição e escolha dos materiais a serem utilizados pelos prof. Pelos
























Aplicação do pré-teste junto aos alunos
























Pré-teste junto aos pais aplicado pelos alunos
























Diagnostico das condições da sala de aula
























Escolha do plano de ação
























Construção dos coletores com a professora de artes
























Habilitar o aluno para uso correto do coletor
























Estabelecer parceria com pais catadores  e com a Séc. de Serviços urbanos
























Sensibilizar  a comunidade escolar para a participação
























Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores
























Elaborara materiais informativos
























Aplicar os testes
























Expor e divulgar os materiais produzidos
























Evento de encerramento
























Evento de encerramento de Pfizer
























Avaliação de processo
























 
     RECURSOS

                           Tanto os recursos materiais, quanto humanos são os pré-existentes nas escolas participantes do projeto. 

  AVALIACAO

Indicadores

-         Quantidade de lixo em sala de aula
-         Grau de sensibilização dos alunos com relação ao lixo
-         Numero de crianças com postura de multiplicador
-         Índice de melhoria na socialização















Nenhum comentário:

Postar um comentário