TITULO
DEFENDENDO A NATUREZA ATRAVÉS DO LIXO
JUSTIFICATIVA
Na observação da quantidade de lixo que e gerado na sala de aula, entendemos que devemos tomar consciência que provoca gastos maiores nos recursos naturais.
Somos sabedores que cabe a escola promover praticas por meios de socializações, onde sensibilizem os educandos para uma postura sustentável.
Sendo que nossa escola esta localizada em um bairro com condições sócio - econômicas precárias, percebemos que se esse lixo for bem selecionado poderá ser destinada a coleta seletiva, com intuito de modificar esta situação.
Sendo que esta condição afeta todas as escolas o presente projeto pretende envolver toda a comunidade alem das salas especificas potencializando assim os resultados do mesmo tanto na educação ambiental como no montante do lixo que deixou de poluir o meio ambiente
Colocar a quantidade de quanto lixo e produzido por individuo, na cidade, ou ainda uma citação de um autor, dados de um jornal, pesquisas, etc
OBJETIVO GERAL
Minimizar a quantidade de lixo gerada em sala de aula.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Sensibilizar as crianças para a problemática do lixo
· Tornar as crianças agentes multiplicadores
· Estimular o trabalho em equipe
ESTRATÉGIA
Aplicar o pré-teste ( alunos) e ( responsáveis, aplicado pelos alunos )
Diagnosticar as condições da sala de aula
- Observação da sala
- Fotografar as condições da sala (antes e depois )
- Roda de conversa (analise e conclusão)
Escolha de um plano de ação junto com os alunos
- Projeção de um filme de sensibilização
- Roda de conversa para levantamento de possíveis soluções
- Escolher qual a melhor solução (alunos e educadores ), coleta seletiva na sala de aula
Implantação de coleta seletiva na sala de aula e escola
- Elaborar os coletores (caixas da merenda para o lixo seco),
Interdisciplinaridade
- Construir com os alunos o conceito de utilização correta dos coletores de lixo seco e seu destino
- Estabelecer parcerias com pais catadores para retirada regular do lixo
- Estabelecer parceria com a secretaria de serviços públicos para retirada do excedente
- Sensibilizar toda a comunidade escolar para estimular a participação
Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores
- Elaborar material informativo para sensibilizar (cartas, folders, cartilha, cartazes)
- Expor e divulgar os materiais produzidos
- Pos – teste para os alunos
Sensibilizar a comunidade de pais
- Divulgação do projeto através do material elaborado pela criança
- Palestra para os pais
- Pos – teste para os pais presentes e envio via agenda para os ausentes
Realização do evento de encerramento
- ( Cada escola definira sua forma de encerramento)
CRONOGRAMA
Atividades | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | ||||||||||||||||||
1 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 3 | 4 | |
Apresentação de do Projeto para direção e os prof. + ajustes | ||||||||||||||||||||||||
Palestra para os prof. Pelo consultor | ||||||||||||||||||||||||
Definição e escolha dos materiais a serem utilizados pelos prof. Pelos | ||||||||||||||||||||||||
Aplicação do pré-teste junto aos alunos | ||||||||||||||||||||||||
Pré-teste junto aos pais aplicado pelos alunos | ||||||||||||||||||||||||
Diagnostico das condições da sala de aula | ||||||||||||||||||||||||
Escolha do plano de ação | ||||||||||||||||||||||||
Construção dos coletores com a professora de artes | ||||||||||||||||||||||||
Habilitar o aluno para uso correto do coletor | ||||||||||||||||||||||||
Estabelecer parceria com pais catadores e com a Séc. de Serviços urbanos | ||||||||||||||||||||||||
Sensibilizar a comunidade escolar para a participação | ||||||||||||||||||||||||
Capacitar as crianças para serem agentes multiplicadores | ||||||||||||||||||||||||
Elaborara materiais informativos | ||||||||||||||||||||||||
Aplicar os testes | ||||||||||||||||||||||||
Expor e divulgar os materiais produzidos | ||||||||||||||||||||||||
Evento de encerramento | ||||||||||||||||||||||||
Evento de encerramento de Pfizer | ||||||||||||||||||||||||
Avaliação de processo |
RECURSOS
Tanto os recursos materiais, quanto humanos são os pré-existentes nas escolas participantes do projeto.
AVALIACAO
Indicadores
- Quantidade de lixo em sala de aula
- Grau de sensibilização dos alunos com relação ao lixo
- Numero de crianças com postura de multiplicador
- Índice de melhoria na socialização
Nenhum comentário:
Postar um comentário